O nosso Laboratório de Biotecnologia e Ecologia de Microrganismos (LABEM) desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão na área de Microbiologia desde 1986, sendo de destaque o projeto de extensão sobre Controle de Qualidade Microbiológica que contribui com o desenvolvimento das indústrias produtoras de agentes antimicrobianos, indústrias produtoras e processadoras de alimentos, Indústrias de Mineração e Petróleo instaladas no Estado da Bahia. A nossa equipe também realiza análises microbiológicas de água e alimentos e presta serviços de consultoria em vários campos de aplicação da microbiologia.

O nosso laboratório possui certificado de biossegurança nível 2, CQB No. 0099/99, emitido em 1999, pela Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia.

             Reconhecidos nacionalmente como referência em microbiologia e na análise da eficácia de agentes antimicrobianos, fomos, recentemente, convidados para integrar a Red-Iberoamericana de Microbiologia de Alimentos, CYTED, bem como pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde) para integrar a Rede Nacional de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) em particular na análise de saneantes e. atualmente, ocupamos uma cadeira de titular na Câmara Técnica de Alimentos da ANVISA. Somos representantes da UFBA no comitê gestor da Rede Cooperativa de Pesquisa em Engenharia de Campos Maduros e da criação do Instituto Baiano de Biotecnologia. Desde 1999, somos também membros da maior sociedade de biologia do mundo, a American Society for Microbiology.

Extensão







-